14 de março de 2011

“MÉTODO TEACCH”

Tendo em vista o aumento considerável de alunos autistas que atualmente freqüentam a escola inclusiva, essa etapa constitui-se um momento adequado para instrumentalizá-los a fazer uso dos recursos tecnológicos como elementos não somente de  mediação pedagógica mas principalmente de inclusão acadêmica e social, servindo para construir  conhecimentos e dar sentido a uma prática diferenciada.
Segundo Mazzotta (1996) a preocupação com a educação das pessoas com deficiência no Brasil é recente, tendo se iniciado efetivamente no século XIX inspirado em novas experiências inclusivas. 
O investimento se concretiza na dedicação ao trabalho, nas leituras, na busca de alternativas pedagógicas que permitam não somente o desenvolvimento dos alunos regulares, mas a sua interação em uma sala verdadeiramente inclusiva, de modo a que ambos se beneficiem e enriqueçam com a experiência.
Pensando em facilitar e melhorar o apoio pedagógico e a interação com a criança autista o “MÉTODO TEACCH” proporciona ao professor a realização de ações pedagógicas junto aos alunos autistas e também nós links abaixos vocês irão encontrar muitos modelos de atividades utilizadas com alunos autistas. São atividades bem simples que podem ser criadas com material reciclável. Abaixo alguns modelos.
Por fim a criatividade, que é resultante das experiências acumuladas e desenvolvimento pessoal, e também do acesso à diferentes recursos e infra-estrutura que a escola venha a disponibilizar a todos os alunos inclusos.

Para ter acesso aos modelos de atividades e até mesmo saber mais sobre o “MÉTODO TEACCH” é só clicar nos links abaixo:
Ø     Caminhos do autismo: Atividades prontas para imprimir: https://picasaweb.google.com/amandabueno.autismo
Ø     Modelos de tarefas concretas (pranchas) http://www.cedapbrasil.com.br/portal/modules/xcgal/thumbnails.php?album=6
Ø     Modelos de tarefas em folders (pastas)
http://www.cedapbrasil.com.br/portal/modules/xcgal/thumbnails.php?album=7
Ø     Modelos de atividades Teacch https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE7KAxsIT6PhZU1RNb5mtielmdBfBQs9D_RVPU_I4479cLSvH9bKftiOaDVTQuVMpEijaXOrud0IVOaJ6ZoY4n20xQNf4rPTj4-3daV0G-_ZaiUMrUBPX8BVjUItBeDDEJ-9YPc1bWSQA/s1600-h/MODELO+ATIVIDADES+TEACCH.bmp

 Espero ter contribuido a todos os interessados no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha da inclusão de pessoas com deficiência na educação?