11 de março de 2011

Níveis de Alfabetização

Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem.

ESCRITA PRÉ-SILÁBICA
*Grafismo PrimitivoPredomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)
*Escrita sem controle de quantidade (a criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita).
*Escrita Unigráfica (a criança utiliza somente uma letra para representar a palavra).
*Escrita Fixa (a mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes). Além do predomínio de grafias convencionais.
*Quantidade variável ou Repertório Fixo/Parcial (algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra).*Quantidade constante ou Repertório variável (quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras).*Quantidade variável ou Repertório variado (expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra).*Quantidade e repertório variáveis ou Presença de valor sonoro início e/ou fim (variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final).
ESCRITA SILÁBICA
*Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente
*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
*Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
*Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.
ESCRITA SILÁBICA - ALFABÉTICA
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
ALFABÉTICAA criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas...


Dica: Professora elabore uma tabela para acompanhar a evolução da escrita dos alunos.

 As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha da inclusão de pessoas com deficiência na educação?